GRAVIDADE NOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Sol 279 m/s^2
Lua 1,6 m/s^2
Mercúrio 3,7 m/s^2
Vênus 8,8 m/s^2
Terra 9,8m/s^2
Marte 3,8m/s^2
Júpiter 26,4m/s^2
Saturno 11,5 m/s^2
Urano 9,3 m/s^2
Netuno 12,2 m/s^2
Plutão 0,6m/s^2
escola, disciplinas e nossos trabalhos!
CARACTERÍSTICAS Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado, são sólidos, conduzem corrente elétrica quando estão em solução, etc.
FÓRMULAS * Ba(NO3)2 = nitrato de bário
* CaHPO4 = fosfato monoacido de calcio
* Na3PO4 = fosfato de sodio
NOME DO SAL nome do ânion + de + nome do cátion + Nox cátion =
Exemplo: CuCl2 cloreto de cobre II
COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de sais presentes em nosso cotidiano. * O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio. * O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente. * O sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.
CARACTERÍSTICAS Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+, Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, Os ácidos têm sabor azedo, etc.
FÓRMULAS * HClO4 = Ácido perclórico
* HClO3 = Ácido clórico
* HClO2 = Ácido cloroso
NOME DO ÁCIDO ácido + [nome do E] + ídrico =
Exemplo: HCl - ácido clorídrico
COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de ácidos presentes em nosso cotidiano. * Ácido acético (CH3COOH): ácido componente do vinagre, tempero indispensável na cozinha, usado no preparo de saladas e maioneses. * Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis. * Ácido fosfórico (H3PO4): os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.
A água (H2O) é um óxido vital para nossa sobrevivência.
ÓXIDOS
CARACTERÍSTICAS Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos. * Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O). * Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água. * Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. (O-O)².
FÓRMULAS * Li2O = óxido de lítio
* Na2O = óxido de sódio
* K2O = óxido de potássio
NOME DO ÓXIDO mono, di, tri ... + óxido de [mono, di, tri...] + nome de E = Exemplo: Óxido ExOy
COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de óxidos presentes em nosso cotidiano. * Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos. * Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia. * Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
HIDRÓXIDOS
CARACTERÍSTICAS Os hidróxidos são, por convenção, compostos inorgânicos e caracterizam-se pela presença do ânion OH- e algum cátion mono, bi, ou trivalente OU bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila OH- .
FÓRMULA Fórmula química = NaOH | Fórmula iónica = Na+OH- | Nome= hidróxido de sódio
NOME DO HIDRÓXIDO O seu nome forma-se acrescentando ao termo hidróxido o nome do catião metálico presente.
COTIDIANO Hidróxido de alumínio – formam a maior parte da bauxita existente
Hidróxido de cálcio – cal hidratada
Hidróxido de césio – usado na indústria de semicondutores
Hidróxido de bário – usado na indústria petrolífera, na exploração de petróleo e fabricação de borracha
Hidróxido de lítio – utilizado por purificadores de gases e ar
Hidróxido de hidrogênio – água
Na pia, no tanque, perto do chuveiro, na dispensa, os itens de limpeza estão em nosso cotidiano e, por conta dessa proximidade e do contato diário com os mesmos, algumas pessoas podem ter reações alérgicas. A agressão à pele se dá, em geral, pelo contato com produtos de limpeza como o sabão em pó, a água sanitária, entre outros, que têm em sua composição aditivos químicos próprios para limpeza pesada utilizados na lavagem de objetos brutos ou ásperos como roupas, por exemplo.
QUÍMICA NO CABELO
Procedimentos errados, com produtos químicos fortes ou prejudiciais, podem causar danos capilares e ao couro cabeludo nos mais diversos graus. “Problemas na hora da pintura acontecem por várias razões, como uso inadequado das químicas, sensibilidade aos ingredientes da fórmula, efeitos colaterais do uso de seus ingredientes e associação de mais de uma química no mesmo cabelo” explica o médico Ademir Jr. Segundo ele, procedimentos feitos de maneira errada podem gerar queda e quebra de fio, irritações do couro cabeludo e até mesmo pequenas feridas e queimaduras.
ALISAMENTO DO CABELO
Com as tecnologias existentes no mercado estético, muitas soluções surgem para alisar os cabelo, são métodos que podem resolver o problema dos cabelos volumoso por algum tempo ou por definitivo. Mas o que não sabe ou não quer saber é dos vários riscos que esses produtos fazem a saúde, pois eles são desenvolvidos através de componentes químicos fortíssimos, que fazem muito mal. As escovas progressivas, gradativas, definitivas, são compostas por produto químico chamado formol. O seu uso como alisantes nunca foi autorizado pois ele é extremamente perigoso. Os males causados por tais escovas alisantes podem ser fatais, onde além de facilitarem algum câncer, também podem ocasionar óbito.
A globalização e a busca cada vez maior por riquezas, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, as devastações florestais, as absurdas agressões ao eco sistema, que controla o clima e dá sustentabilidade ao Planeta, o efeito estufa, causado pela emissão de gazes, vêm afetando e desequilibrando significativamente o clima na Terra.
Com a consciência desses problemas o 9º01 resolveu fazer um trabalho, onde cada aluno assumiu o compromisso com o meio ambiente, em soluções para que pudéssemos amenizar o caos em que o planeta se encontra, com essas metas, construímos uma árvore.
Em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, torna-se cada vez mais reconhecível e complexa as diversidades existentes no planeta. Diferentes culturas, etnias, raças e tantas outras diversidades, são fatores que constitui um universo cada vez mais colorido, mais cheio de brilho, mais encantador e cada vez menos harmônico.
.de Agnaldo Leitte
AGENTES DUPLOS
Sódio, potássio, cálcio e magnésio são essenciais para o corpo, mas uma só gota de potássio na corrente sanguínea mata em segundos. Ele acaba com a diferença de carga elétrica que existe entre as partes interna e externa das células, fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos. Isso impede a contração muscular e o coração pára de bater
HEAVY METAL
O grupo dos metais tem venenos como o arsênio e elementos que intoxicam por acumulação. Nosso corpo não consegue excretar sais de mercúrio, cádmio, cromo, manganês e chumbo que ingerimos pela água ou pela respiração. Aí, eles vão se acumulando e podem causar distúrbios neurológicos, respiratórios, renais e até matar
ONDAS FATAIS
Na turma do fundão da tabela, muitos elementos dos grupos de lantanídeos e actinídeos são radioativos: seu núcleo emite ondas de energia que atravessam nossa pele e atrapalham o funcionamento das células, causando câncer. Nesse grupo se encontram vilões famosos, como o urânio das usinas nucleares e o plutônio das bombas atômicas
GÊNIOS DO MAL
O grupo dos halogênios inclui flúor e cloro, que, diluídos a menos de 1% na pasta de dentes e na água, nos protegem de bactérias. Mas algumas baforadas de ar com cloro a 0,1% são fatais. No pulmão, os elementos desse grupo reagem com água e formam ácidos fortes, que corroem tudo. O gás mostarda, usado na Primeira Guerra Mundial, era puro gás cloro.
O PLUTÔNIO
É extremamente perigoso para a saúde e só pode ser manuseado com equipamentos especiais de proteção. Sua aplicação é feita em bombas nucleares, reatores de submarinos e usinas nucleares de geração de eletricidade. Um quilo de plutônio é equivalente à 20.000 toneladas de explosivo químico.
O plutônio foi considerado pelo Guinness Book como o elemento mais perigoso para a saúde humana.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "