sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Funções Químicas


SAIS

CARACTERÍSTICAS Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado, são sólidos, conduzem corrente elétrica quando estão em solução, etc.

FÓRMULAS * Ba(NO3)2 = nitrato de bário
* CaHPO4 = fosfato monoacido de calcio
* Na3PO4 = fosfato de sodio

NOME DO SAL nome do ânion + de + nome do cátion + Nox cátion =
Exemplo: CuCl2 cloreto de cobre II

COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de sais presentes em nosso cotidiano. * O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio. * O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente. * O sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.

 

ÁCIDOS

CARACTERÍSTICAS Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+, Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, Os ácidos têm sabor azedo, etc.

FÓRMULAS * HClO4 = Ácido perclórico
*
HClO3 = Ácido clórico
*
HClO2 = Ácido cloroso


NOME DO ÁCIDO ácido + [nome do E] + ídrico = 
Exemplo: HCl - ácido clorídrico

COTIDIANO  A seguir uma lista de alguns tipos de ácidos presentes em nosso cotidiano. * Ácido acético (CH3COOH): ácido componente do vinagre, tempero indispensável na cozinha, usado no preparo de saladas e maioneses. * Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis. * Ácido fosfórico (H3PO4): os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.


A água (H2O) é um óxido vital para nossa sobrevivência.

ÓXIDOS

CARACTERÍSTICAS Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos. * Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O). * Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água. * Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. (O-O)².

FÓRMULAS * Li2O = óxido de lítio
*
Na2O = óxido de sódio
*
K2O = óxido de potássio

NOME DO ÓXIDO mono, di, tri ... + óxido de [mono, di, tri...] + nome de E = Exemplo: Óxido ExOy

COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de óxidos presentes em nosso cotidiano. * Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos. * Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia. * Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.


HIDRÓXIDOS

CARACTERÍSTICAS Os hidróxidos são, por convenção, compostos inorgânicos e caracterizam-se pela presença do ânion OH- e algum cátion mono, bi, ou trivalente OU bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila OH- .

FÓRMULA Fórmula química = NaOH | Fórmula iónica = Na+OH- | Nome= hidróxido de sódio

NOME DO HIDRÓXIDO O seu nome forma-se acrescentando ao termo hidróxido o nome do catião metálico presente.

COTIDIANO Hidróxido de alumínio – formam a maior parte da bauxita existente
Hidróxido de cálcio – cal hidratada
Hidróxido de césio – usado na indústria de semicondutores
Hidróxido de bário – usado na indústria petrolífera, na exploração de petróleo e fabricação de borracha
Hidróxido de lítio – utilizado por purificadores de gases e ar
Hidróxido de hidrogênio – água