Na pia, no tanque, perto do chuveiro, na dispensa, os itens de limpeza estão em nosso cotidiano e, por conta dessa proximidade e do contato diário com os mesmos, algumas pessoas podem ter reações alérgicas. A agressão à pele se dá, em geral, pelo contato com produtos de limpeza como o sabão em pó, a água sanitária, entre outros, que têm em sua composição aditivos químicos próprios para limpeza pesada utilizados na lavagem de objetos brutos ou ásperos como roupas, por exemplo.
QUÍMICA NO CABELO
Procedimentos errados, com produtos químicos fortes ou prejudiciais, podem causar danos capilares e ao couro cabeludo nos mais diversos graus. “Problemas na hora da pintura acontecem por várias razões, como uso inadequado das químicas, sensibilidade aos ingredientes da fórmula, efeitos colaterais do uso de seus ingredientes e associação de mais de uma química no mesmo cabelo” explica o médico Ademir Jr. Segundo ele, procedimentos feitos de maneira errada podem gerar queda e quebra de fio, irritações do couro cabeludo e até mesmo pequenas feridas e queimaduras.
ALISAMENTO DO CABELO
Com as tecnologias existentes no mercado estético, muitas soluções surgem para alisar os cabelo, são métodos que podem resolver o problema dos cabelos volumoso por algum tempo ou por definitivo. Mas o que não sabe ou não quer saber é dos vários riscos que esses produtos fazem a saúde, pois eles são desenvolvidos através de componentes químicos fortíssimos, que fazem muito mal. As escovas progressivas, gradativas, definitivas, são compostas por produto químico chamado formol. O seu uso como alisantes nunca foi autorizado pois ele é extremamente perigoso. Os males causados por tais escovas alisantes podem ser fatais, onde além de facilitarem algum câncer, também podem ocasionar óbito.