14.04.2010
A viagem aconteceu no dia 14/04. Fomos conhecer duas empresas que, ao mesmo tempo tem lucro e ajuda a limpar o meio ambiente e o planeta.Visitamos primeiramente a EDEPEL, que trabalha com lixo doméstico, principalmente plástico; Reutilizando esse material para transformar em novos utensílios diários, que vendem para outras empresas, como a Tritec, que logo após chega ao consumidor. O processo do plástico se inicia na separação de cor, tipos, etc...Depois vai para o sector de preensagem, logo após vai para uma máquina que tritura em pequenos pedacinhos e depois para uma máquina de derretimento e ganha dois destinos: novos sacos plásticos para lixo, e o outro que se transforma em baldes. O plástico é derretido aproximadamente a 170ºC e depois de resfriado vai para seu destino final.
A TRANSPÉZIA trabalha com lixo de construção de vários tipos, como vimos na CÉLULA 1: É as madeiras que não são utilizadas na construção. Esta é triturada se transformando em cavaco para outras empresas usaram como 'carvão' para aquecer os fornos. CÉLULA 2: materiais de construção, tijolos, cimentos, concretos, etc...Eles utilizam uma máquina que tritura o material, tornando-se utilizáveis nas ruas.CÉLULA 3: Jardinagem, são galhos de árvores e outros tipos retirados dos jardins que são transformados em adubo.CÉLULA 4: Materiais contaminados, onde estão incluidos pneus, colchões, sofás, carpetes, e outros. E tem como destino um aterro em Guaramirim.
Com certeza essas são duas empresas que trabalham na questão ambiental, no respeito com a natureza e com o cuidado com o lixo. Coisas que deixaremos para nosso futuro município, colaborando com o mundo e com as gerações futuras.
18.06.2010
Weg e Museu da Paz
Weg e Museu da Paz