segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Física no Cotidiano

Física no Cotidiano - Laboratório SESC


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Funções Químicas


SAIS

CARACTERÍSTICAS Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado, são sólidos, conduzem corrente elétrica quando estão em solução, etc.

FÓRMULAS * Ba(NO3)2 = nitrato de bário
* CaHPO4 = fosfato monoacido de calcio
* Na3PO4 = fosfato de sodio

NOME DO SAL nome do ânion + de + nome do cátion + Nox cátion =
Exemplo: CuCl2 cloreto de cobre II

COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de sais presentes em nosso cotidiano. * O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio. * O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente. * O sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.

 

ÁCIDOS

CARACTERÍSTICAS Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+, Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, Os ácidos têm sabor azedo, etc.

FÓRMULAS * HClO4 = Ácido perclórico
*
HClO3 = Ácido clórico
*
HClO2 = Ácido cloroso


NOME DO ÁCIDO ácido + [nome do E] + ídrico = 
Exemplo: HCl - ácido clorídrico

COTIDIANO  A seguir uma lista de alguns tipos de ácidos presentes em nosso cotidiano. * Ácido acético (CH3COOH): ácido componente do vinagre, tempero indispensável na cozinha, usado no preparo de saladas e maioneses. * Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis. * Ácido fosfórico (H3PO4): os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.


A água (H2O) é um óxido vital para nossa sobrevivência.

ÓXIDOS

CARACTERÍSTICAS Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos. * Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O). * Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água. * Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. (O-O)².

FÓRMULAS * Li2O = óxido de lítio
*
Na2O = óxido de sódio
*
K2O = óxido de potássio

NOME DO ÓXIDO mono, di, tri ... + óxido de [mono, di, tri...] + nome de E = Exemplo: Óxido ExOy

COTIDIANO A seguir uma lista de alguns tipos de óxidos presentes em nosso cotidiano. * Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos. * Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia. * Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.


HIDRÓXIDOS

CARACTERÍSTICAS Os hidróxidos são, por convenção, compostos inorgânicos e caracterizam-se pela presença do ânion OH- e algum cátion mono, bi, ou trivalente OU bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila OH- .

FÓRMULA Fórmula química = NaOH | Fórmula iónica = Na+OH- | Nome= hidróxido de sódio

NOME DO HIDRÓXIDO O seu nome forma-se acrescentando ao termo hidróxido o nome do catião metálico presente.

COTIDIANO Hidróxido de alumínio – formam a maior parte da bauxita existente
Hidróxido de cálcio – cal hidratada
Hidróxido de césio – usado na indústria de semicondutores
Hidróxido de bário – usado na indústria petrolífera, na exploração de petróleo e fabricação de borracha
Hidróxido de lítio – utilizado por purificadores de gases e ar
Hidróxido de hidrogênio – água

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Química Cotidiana

MAQUIAGEM


Produtos de beleza como máscara, sombra e base foram considerados perigosos para a saúde das garotas.Pesquisadores do grupo americano de defesa da saúde pública The Environmental Working Group (EWG) descobriram que produtos de maquiagem trazem uma série de elementos químicos perigosos como phthalates, triclosan, parabens e musks. Esses produtos foram associados ao câncer e a problemas hormonais, tendo ligação com a depressão. “As garotas mal se tornam adolescentes e já convivem com um ritual de maquiagem diário. Esses produtos as colocam em contato com elementos químicos perigosos, o que pode ser muito negativo para sua saúde”, alertou Stacy Malkan, cofundador da Campanha por Cosméticos Seguros.

SABONETES & SHAMPOOS


Sabonetes e Shampoos contém ácido cítrico, dióxido de titano, ácido etidrónico, pentetato de pentasódio.


PRODUTOS DE LIMPEZA

Na pia, no tanque, perto do chuveiro, na dispensa, os itens de limpeza estão em nosso cotidiano e, por conta dessa proximidade e do contato diário com os mesmos, algumas pessoas podem ter reações alérgicas. A agressão à pele se dá, em geral, pelo contato com produtos de limpeza como o sabão em pó, a água sanitária, entre outros, que têm em sua composição aditivos químicos próprios para limpeza pesada utilizados na lavagem de objetos brutos ou ásperos como roupas, por exemplo.

QUÍMICA NO CABELO


Procedimentos errados, com produtos químicos fortes ou prejudiciais, podem causar danos capilares e ao couro cabeludo nos mais diversos graus. “Problemas na hora da pintura acontecem por várias razões, como uso inadequado das químicas, sensibilidade aos ingredientes da fórmula, efeitos colaterais do uso de seus ingredientes e associação de mais de uma química no mesmo cabelo” explica o médico Ademir Jr. Segundo ele, procedimentos feitos de maneira errada podem gerar queda e quebra de fio, irritações do couro cabeludo e até mesmo pequenas feridas e queimaduras.

ALISAMENTO DO CABELO


Com as tecnologias existentes no mercado estético, muitas soluções surgem para alisar os cabelo, são métodos que podem resolver o problema dos cabelos volumoso por algum tempo ou por definitivo. Mas o que não sabe ou não quer saber é dos vários riscos que esses produtos fazem a saúde, pois eles são desenvolvidos através de componentes químicos fortíssimos, que fazem muito mal. As escovas progressivas, gradativas, definitivas, são compostas por produto químico chamado formol. O seu uso como alisantes nunca foi autorizado pois ele é extremamente perigoso. Os males causados por tais escovas alisantes podem ser fatais, onde além de facilitarem algum câncer, também podem ocasionar óbito.

FONTE +

FONTE +

FONTE +

FONTE +

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Faça sua parte!

A globalização e a busca cada vez maior por riquezas, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, as devastações florestais, as absurdas agressões ao eco sistema, que controla o clima e dá sustentabilidade ao Planeta, o efeito estufa, causado pela emissão de gazes, vêm afetando e desequilibrando significativamente o clima na Terra.



Com a consciência desses problemas o 9º01 resolveu fazer um trabalho, onde cada aluno assumiu o compromisso com o meio ambiente, em soluções para que pudéssemos amenizar o caos em que o planeta se encontra, com essas metas, construímos uma árvore.