segunda-feira, 14 de junho de 2010

Elementos Químicos no Corpo Humano .

http://norildasiqueira.wikispaces.com/file/view/Elementos_que_formam_o_corpo.jpg/69181483/Elementos_que_formam_o_corpo.jpg
Mais de vinte elementos químicos participam da constituição do corpo humano. Entre eles, destacam-se:

oxigênio (65%),
carbono(18%), hidrogênio (10%), nitrogênio (3%), cálcio (2%), fósforo (1%), potássio (0,35%), enxofre (0,25%), sódio (0,15%), magnésio (0,05%), ferro (0,004%)

Há ainda outros elementos, que apesar de importantes, aparecem em quantidades bastante reduzidas. É o caso do manganês, cobalto, iodo, flúor, cobre, alumínio, níquel, bromo, zinco e silício.
Oxigênio: É para gerar movimento contínui no sangue, por ali ele leva a glicose para todas as funções do organismo.

Carbono: É o principal constituinte das proteínas. Sendo que as proteínas formam os órgãos, músculos, pele, cabelo... As estruturas do organismo e também o material genético. Também estão nas enzimas digestivas.

Hidrogênio: Está na água e também em grande quantidade nas proteínas. A água é o solvente dos sais minerais e de algumas vitaminas e do plasma sanguíneo (a solução do sangue). Não existe hidrogênio puro em nosso corpo.

Nitrogênio: O mesmo caso do carbono. Este elemento também está muito presente nas excretas nitrogenadas, como a urina, que são o lixo do corpo. .

Cálcio: A função primordial do cálcio é a formação de ossos,dentes e plaquetas, bem como sua manutenção. Outras funções importantes são: participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e também na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.

Potássio: O Potássio também é necessário como regulador dos movimentos dos músculos e das batidas do coração.

Magnésio: O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, incluindo a produção de ATP e a contração muscular. Muito consumido por pessoas ativas que desejam evitar cãibra muscular; manter um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea; e aliviar contusões.

Ferro: O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos, limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxigênio no sangue, por intermédio da hemoglobina, existente nos glóbulos vermelhos. Está também presente em algumas enzimas que catalisam mecanismos de oxidação celular.

Sódio: O sódio está relacionado ao controle hídrico do organismo. O sal, no caso cloreto de sódio, quando ingerido, faz com que aumente a quantidade de sódio no sangue. O organismo necessita que a concentração de sódio no sangue fique sempre exatamente a mesma.

Fósforo: O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. O factor crucial é o equilíbrio (proporção) entre a quantidade de cálcio e de fósforo no organismo. O fósforo é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e regula também a actividade das proteínas.